PRÁTICA MEDITATIVA do BUDA CHENREZIG
2ª Feira às 19 horas
A prática de meditação de Chenrezig /OM MANI PADME HUM
é um
poderosos método de realização é também simples e de fácil compreensão e, como
tal, é uma óptima introdução à prática do Budismo Tibetano a pessoas novas a
esta tradição.
PRÁTICA MEDITATIVA do BUDA ORGYEN MENLA - O Guru da Medicina de
Uddyana
3ª feira às 20 horas
Orgyen Menla - O Guru da Medicina de Uddyana, é o Guru Padmasambhava ( Guru
Rinpoche ) que aparece sob o aspecto do Buda da Medicina, ou Bhaishajyaguru;
Deste modo, a prática de Orgyen Menla, combina as bênçãos do Guru Rinpoche e as
do Buda da Medicina para realizar a cura do corpo, da mente e das emoções.
A prática de Orgyen Menla é particularmente eficaz para pacificar epidemias,
bem como outras doenças, as forças destrutivas do desequilíbrio dos quatro
elementos, o sofrimento e as influências negativas. É também benéfica para
aumentar a longevidade e a sabedoria.
É nos ensinado pela Medicina Budista que todos os obstáculos e todas as doenças
internas, externas e supra subtis são resultado do nosso próprio estado de
confusão existencial. A prática, meditação e recitação do mantra de Orgyen
Menla não se limita à cura de doenças e sofrimento num nível relativo, mas
também e sobretudo guia-nos à realização da sabedoria suprema; a perfeita
iluminação completamente além dos sofrimentos da existência condicionada.
Dedicaremos a energia positiva que esta prática cria para o beneficio de todos
os seres em geral, mas em particular para os doentes, os moribundos e para
todos aqueles que precisam.
Esta prática é especialmente importante para médicos e terapeutas que desejam
aumentar tanto as suas capacidades de diagnóstico e tratamento, a fim de
beneficiar os outros , assim como a pacientes que desejam acelerar
profundamente o seu próprio processo de auto-cura.
"Através da prática do Buda da Medicina nós não só conseguimos benefício
para nós mesmos, mas na verdade estamos a cultivar o potencial de beneficiar os
outros. E ao fazermos estas práticas abençoamos realmente o meio ambiente e
todos os seres que o habitam. "
Thrangu Rinpoche
"Se alguém medita sobre o Buda da Medicina, acabará por atingir a
iluminação, mas, entretanto, experimentará um aumento no poder de cura, tanto
para si mesmo como para os outros e uma consequente diminuição da doença
física, mental e do sofrimento."
Curso de Medicina Budista
"Apesar de todos os Budas terem a mesma natureza, cada um tem um poder
particular. Ao recitar o mantra, raios de luz emanam do coração do Buda, como
uma centena de sóis crescentes, curando todas as doenças e obscurantismos dos
seres e até mesmo as suas causas. Pelo poder desta prática possa todo o
sofrimento e os problemas dos seres serem removidos pelo poder do Buda da
Medicina ".
"Na época degenerada quando o tempo de vida é curto, as doenças são muitas
e as epidemias ferozes atacam de repente, se alguém sofre com o medo de perder
a vida, deve-se realizar na prática de Orgyen Menla"
Kyabje Dudjom Rinpoche

Orientador: Dechen Drolma
PRÁTICA MEDITATIVA ZHINÉ
QUARTA- FEIRA às 19 horas
PRÁTICA MEDITATIVA do BUDA SAKYAMUNI
QUARTA- FEIRA às 20 horas
O Tesouro de Bênçãos
Meditação sobre Buda Sakyamuni
Meditação Vajrayana
O Tesouro de Bênçãos é uma meditação simples porém profunda sobre Buda
Sakyamuni em que qualquer pessoa pode participar e praticar. Esta prática foi
revelada por Mipham Rinpoche no século 19. Esta combina mantra, visualização e
absorção meditativa. Podemos experimentar clareza, paz mental e as ondas de
influência dos Budas através desta meditação. Ao reflectir sobre as qualidades
do Buda e descansar a mente na recitação do mantra, podemos pacificar as
emoções destrutivas e estimular as sementes da iluminação.
QUINTA- FEIRA às 20.30h
A prática desta meditação de Chenrezig / Amoghapacha, o Buda da Grande
Compaixão, ajuda-nos a abrir os nossos corações a uma compaixão ilimitada e a
desenvolver as qualidades puras do Buda em nós para o benefício de todos os
seres.
Esta prática do yoga de Amoghapacha utiliza a técnica de
visualização e recitação do Mantra do Buda da Compaixão, OM MANI PADME HUM,
para estabelecer uma ligação com a essência do coração de Chenrezig
enquanto o aspecto iluminado da nossa própria mente.
PRÁTICA MEDITATIVA do BUDA ARYA TARA
A Buda Tara, chamada Drolma em tibetano, é um ser plenamente iluminada que
encarna a sabedoria transcendental e a compaixão da mente iluminada, é a
personificação de todas as actividades compassivas dos Budas; ao praticarmos
esta meditação, da Tara Verde, desenvolvemos as nossas próprias qualidades
inatas de sabedoria e compaixão. Assim como a compaixão de Tara é ilimitada
aqueles que meditam Nela ficam igualmente imbuídos de compaixão por todos os
seres sencientes.
E a nível pessoal , a prática de Tara Verde, remove obstáculos e ajuda-nos
a superar o medo e a ansiedade criados pelos estados negativos da nossa mente.
Ao mesmo tempo, Tara, é uma força activa no mundo, capaz de eliminar todos os
tipos de sofrimento e trazer a felicidade e as suas causas aos seres
sencientes. Sob o amoroso cuidado e protecção de Tara, o Buda feminino da
sabedoria e da compaixão activa, incrementamos velozmente a nossa coragem e
sabedoria.
A Tara Verde é também conhecida pela Sua resposta rápida às nossas súplicas, o
Seu corpo verde simboliza o elemento vento completamente purificado e o poder
por isso responder rapidamente.
Tara, em inumeráveis vidas, tem se manifestado como uma mulher para demonstrar
que a iluminação transcende limites e diferenças de género. Ela, o Buda
feminino, é representada com um pé na postura de meditação e o outro pé no
mundo, incorporando , assim, a compaixão activa e servindo de modelo e
inspiração para uma vida espiritual moderna e contemplativa integrada no nosso
dia-a-dia; Havendo tão inconcebíveis benefícios envolvidos na prática de Tara
Verde todos são bem-vindos a participar.
INFORMAÇÃO:
Benefícios e qualidades do Mantra das
Seis Sílabas
por Penor Rinpoche
Actualmente, estamos na era final do dharma, onde as pessoas têm
sabedoria, fé e diligência limitadas. Assim, é necessário perseverar
diligentemente na prática do dharma. Uma prática que cumpre essa necessidade é
recitar o mantra de seis sílabas mani durante a visualização através da devoção
una com o guru que não é diferente de Chenrezig. As seis sílabas do mantra Mani
são muito fáceis de recitar e englobam o significado essencial de todos os
ensinamentos de Buda. É o coração, a essência de Chenrezig (ou Avalokiteshvara)
e traz bênçãos infinitas. Se alguém o tornar a sua prática principal, então
todos os seres humanos, seres celestiais e até mesmo os fantasmas nocivos irão
abençoá-lo com benevolência e terá uma vida longa sem qualquer doença ou
calamidade. Na próxima vida, irá renascer na montanha de Potala ou na Terra
Pura de Amitabha, ou pelo menos, terá renascimento numa terra onde o
Buddha-dharma é florescente. Isto é porque a essência do mantra de Chenrezig
está imbuído com as bênçãos ilimitadas, bondade e compaixão de todos os Budas.
Um sutra, menciona: "Se alguém recitar este mantra, inumeráveis Budas e
Bodhisattvas, deuses, dragões e seres das oito classes congregar-se-aõ onde
este habita e haverá infinitas portas do dharma para o samadhi. Sete gerações
da família de quem recita (este mantra) serão libertos. Os vermes (ou seres
sencientes) do seu estômago atingirão os níveis do caminho do Bodhisattva. Tal
pessoa (que recita o mantra) aperfeiçoará os Paramitas diariamente, terá uma
desimpedida eloquência e purificará o seu agregado da sabedoria. Sempre que a
sua respiração tocar noutros corpos, fará com que esses atinjam patamares no
caminho do Bodhisattva ...
Avalokiteshvara
Instruções essenciais pelo Venerable
Yangthang Rinpoche
A essência da mente de
todos os Buddhas e Bodhisattvas é o bodhichitta, a
mente desperta. Quando este bodhichitta assume uma forma,
ela aparece como Chenrezig, Avalokitesvara.
Sempre
que praticamos Avalokiteshvara, o aspecto mais
importante é a prática de geração e o desenvolvimento
do bodhichitta, que é a experiência de compaixão que
Avalokiteshvara tem para com todos os
seres sencientes. Então, se nós também gerarmos
essa mesma compaixão, essa mesma mente desperta, será
muito fácil para nós para realizar Avalokiteshvara,
porque a essência de Avalokiteshvara é o bodhichitta. Assim, as
bênçãos e os resultados serão muito rápidos.
Avalokiteshvara tem
muitas e diferentes emanações com muitos nomes
diferentes, mas essencialmente são uma única essência, que é
o bodhichitta, a natureza da mente de todos
os Buddhas. Ele aparece numa manifestação pacífica,
numa manifestação crescente, e numa
manifestação irada. Avalokiteshvara aparece em
diferentes cores, às vezes branco, às vezes vermelho. Às
vezes, aparece com mil olhos e mil braços, às vezes com uma cabeça
e quatro braços, às vezes com uma cabeça e dois
braços, e muitas vezes segurando diferentes tipos de
implementos na mão. Ele é muitas vezes referido como
"Thugje Chenpo", que significa "O da Grande
Compaixão." Assim denominado porque considera-se que ele é
a própria força da compaixão de todos os
Buddhas e Bodhisattvas, a corporificação do poder dessa
compaixão. Ele também é chamado de "Chenrezig", que
significa "aquele que vê todos os seres sencientes igual e
simultaneamente e está sempre ciente deles e das suas
necessidades."
A sua consideração pelos seres
sencientes é abrangente e constante. Ele é também por vezes
referido como "Jigten Wangchuk" porque, até que os
três reinos da existência cíclica sejam esvaziados nas
suas profundezas, por causa de sua actividade,
ele aparecerá em todas as formas e de qualquer maneira. Ele
emanar-se-á completa e penetrantemente para fazer ligações
e libertar os seres sencientes através dos
três reinos. Assim, ele é chamado de "O
que tem poder sobre o mundo." Esses diferentes nomes
referem-se a uma divindade, Avalokiteshvara. Eles são
apenas nomes diferentes para diferentes emanações da mesma
essência única.
Para explicá-lo do
ponto de vista dos Três Kayas, na natureza do Dharmakaya,
Avalokiteshvara é o Buddha Amitabha, no Sambhogakaya ele
é Nam Nang Den e no Nirmanakya ele é Chenrezig,
que aparece tanto pacífico como irado. Na
expressão pacífica aparece com mil braços
e mil olhos, ou com uma cabeça e quatro
braços. Na expressão irada ele aparece como Hayagriva. A
expressão irada é simplesmente uma
expressão intensa da compaixão absoluta que é
necessária para domar as mentes dos seres, que não podem
ser domadas, através de métodos pacíficos. Hayagriva também
aparece em muitas emanações diferentes, às vezes com nove
cabeças e dezoito braços, às vezes com três cabeças e seis
braços, às vezes com uma cabeça e dois braços, às vezes de cor
vermelha, às vezes preto. Quando Avalokiteshvara aparece
como o protector, o Dharmapala, ele é o protector
de sabedoria primordial Mahakala com seis
braços. Quando ele aparece como uma divindade da riqueza, ele
é o Dzambhala branco.
Todas
estas expressões são diferentes métodos, sendo a
expressão de compaixão da mente, que se manifesta para
realizar as necessidades e os afins de todos os
seres sencientes. E porque os seres sencientes
são inúmeros e diferentes uns dos outros, muitos
e incontáveis métodos são necessários. Na verdade,
há tantos métodos que se eu fosse a explicá-los a todos o
tempo escoar-se-ia antes que eu pudesse terminar e todos vocês
iriam tornar-se bastante cansados. Em suma, o número
de manifestações desta divindade é inconcebível, mas todos
eles são, nada mais, nada menos, do que a mente de
compaixão, a expressão do Grande Bodhichitta.
Portanto, podemos dizer que, num
certo sentido, mais do que realizar qualquer outra divindade, realizar
Avalokiteshvara é suficiente, porque Avalokiteshvara é a essência da mente de
todos os Buddhas e, portanto, a essência de todas as deidades. Além disso,
Avalokiteshvara é bastante fácil de realizar. É ensinado que, se a pessoa
pratica Avalokiteshvara muito bem, por seis meses sem interrupção, então terá
certamente um sinal de realização. Não existe nenhuma forma de não obter um
sinal de realização. Isto significa que cada um terá uma visão directa de
Chenrezig ou algum outro sinal de realização. Além disso, é muito fácil de
recitar o Mantra "OM MANI PEME HUNG." Este surge naturalmente
para todos. Buddha Shakyamuni disse que de todas as diferentes recitações, não
há maior benefício a ser obtido a partir de qualquer recitação, do que a
recitação do "OM MANI PEME HUNG", o Mantra Mani. De todas as práticas
que são baseadas em recitação, este é o mais poderoso, o mais benéfico. Para
realizar qualquer meditação de outra deidade temos que
saber como realizar a etapa de geração e a etapa de
completação, devemos saber como realizar
o sadhana correctamente, devemos saber como praticar a
prática toda, devemos saber como construir o Mandala, e
devemos saber muitas outras coisas, que podem realmente ser bastante
difíceis e complicadas, só para realizar a deidade. Mas a
realização de Avalokiteshvara é completamente
diferente em que nada disso é necessário.
Houve uma lama no leste do
Tibete, que era conhecido como o "Mani Lama" porque a
única prática que fez foi Avalokiteshvara. Ele disse que,
mesmo quando se está a experimentar o desejo, ou qualquer um
dos outros venenos, como o ciúme ou a agressão, quando a
negatividade surge na mente, pode-se ainda
praticar Avalokiteshvara e recitar "OM MANI PEME HUNG". Em
outras palavras, não se deve colocar de lado a prática,
transformar o veneno ou fazer qualquer outra coisa, porque
a própria prática simplesmente elimina as
emoções conflituosas. Isso ocorre porque as seis
sílabas do Mantra Mani têm o poder de eliminar as
seis emoções conflituosas, que são a falta de consciência (delusão),
o orgulho, a agressão, apego, inveja e avareza. As
seis sílabas também têm o poder específico de fechar a
porta para o renascimento nos seis reinos da existência,
porque todos os seres sencientes dos seis reinos, sem
excepção, têm no seu corpo seis sílabas que
correspondem ao renascimento nos seis reinos. A causa
de vaguear na existência cíclica é devido à
condição da presença dessas seis sílabas.
Quando recitamos "OM MANI PEME
HUNG", as seis sílabas de Avalokiteshvara, é importante entender que eles
têm o poder de subjugar e eliminar as seis sílabas samsáricas ordinárias e
assim, obstruir ou fechar as portas ao renascimento nas seis classes. Este é um
dos poderes específicos do Mantra Mani. Além disso, nesta mesma vida,
simplesmente recitando "OM MANI PEME HUNG" irá eliminar a doença, e a
possessão por forças demoníacas. Recitando o mantra tornar-nos-á felizes e
pacíficos, dotados de poder meditativo e desenvolverá profundos níveis de
absorção meditativa nesta vida e nas vidas futuras. No momento da morte não
renasceremos nos três reinos inferiores e em vez disso, renasceremos em
Dewachen, a Terra Pura da Grande Felicidade, ou no próprio reino de
Avalokiteshvara, no puro Riwo Potala, e aí gradualmente atingiremos o estado de
Buddha. Até esse momento as bênçãos e o poder da sua prática não serão
exauridos e perdurarão até atingirem o resultado, a Iluminação.
Avalokiteshvara é
verdadeiramente diferente de qualquer outra divindade. Muitas
pessoas são atraídas para as deidades iradas,
como Vajrakilaya, Hayagriva, Guru Dragpo, e assim por
diante, e querem realizá-las mas, a menos que se
saiba muito bem e exactamente como praticar o estágio da
geração e completação, das práticas tântricas internas das
deidades iradas, é muito difícil de realizá-las. Avalokiteshvara,
no entanto, é muito simples de realizar, e o Mantra
Mani é muito fácil de recitar. Portanto,
mantenham isto em mente.
Há muitos que pensam que a
prática Avalokiteshvara e o Mantra Mani são
apenas para pessoas simples, crianças e idosos, e não para os
verdadeiros praticantes e estudiosos. Esta atitude é baseada na
ignorância e é absolutamente equivocada. Na verdade, de
todas as divindades, Avalokiteshvara é a divindade principal e
a mais importante. Isso é verdade hoje e era
verdade no passado, durante o tempo dos grandes
Panditas e Mahasiddhas da Índia, quase todos
eles alcançaram sua realização através da
prática de Avalokiteshvara. Cada um deles, sem
excepção, teve visões de Avalokiteshvara, e foi através
dessas visões que receberam suas conquistas espirituais e
realizações. E no Tibete, especialmente, todos os Grandes Mestres
tiveram a mais forte ligação á prática
de Avalokiteshvara. Eles tinham visões de Avalokiteshvara,
a eles, foram directamente dadas prédicas
proféticas de Avalokiteshvara, e foi
através Avalokiteshvara que alcançaram realizações espirituais.
As bênçãos de
realizar Avalokiteshvara são extremamente grandes. Não
tenho nenhuma dúvida sobre isso. Recitar até mesmo e
apenas uma ronda do Mantra Mani é de grande
benefício, um benefício inconcebível. Orar a Avalokiteshvara das
profundezas do coração e recitar o mantra é
realmente uma prática muito profunda em si mesmo. Se orares
a Avalokiteshvara regularmente, e recitares o Mantra das
Seis Sílabas, tanto quanto podes, é absolutamente certo que,
quando passares desta vida não
vais tomar renascimento nos reinos inferiores. Então,
considera tudo isto e incorpora a prática na tua vida.
Deverias ver todas as aparências
como a forma de Avalokiteshvara, deverias ouvir todos os
sons como a fala de Avalokiteshvara, que é o Mantra das
Seis Sílabas, e deverias considerar que todos
os pensamentos que surgem são a
mente de Avalokiteshvara. Deverias ter compaixão e bondade
amorosa para com todos os seres vivos sem excepção, desde
o menor insecto até ao maior ser, porque todos estes, tal
como tu, desejam ser felizes e desejam experimentar o
prazer transcendental. Nem um único ser
deseja sofrer. Portanto, é importante ter sempre bondade para
todos os seres sencientes, manter o tríplice estado de
consciência pura, e recitar "OM
MANI PEME HUNG" tanto quanto possível.
Amogapasha Chenrezig
por Orgyen Kusum Lingpa
Amogapasha (Skt) ou Donyod Shakpa (Tib) é uma forma de Chenrezig
/ Avalokitesvara de quatro braços, que tem sido praticada por todo o
mundo Budista há mais de mil anos. Amogapasha representa uma forma altamente
activa de energia compassiva emanada para resgatar os seres da experiência de
estados muito negativos e destrutivo .
O Grande mestre dos tesouros do nosso tempo, Sua Santidade Orgyen
Kusum Lingpa, cuja intenção iluminada e actividade foram além da nossa
capacidade de compreensão, revelou uma série de práticas desta divindade que
recebeu pessoalmente, numa sua vida passada enquanto Lalung Paldor, o discípulo
do coração do Guru Rinpoche, incluindo rituais especiais para os falecidos e
práticas meditativas de sadhana diária de diferentes extensões ...